terça-feira, 18 de setembro de 2012

história em quadrinhos

História em quadrinhos

 

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
História
Ritmos de tempo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler diferentes histórias em quadrinhos por meio de material impresso e internet
  • Identificar as características do gênero história em quadrinhos
  • Criar histórias em quadrinhos para compor o gibi da turma
  • Divulgar as produções para a comunidade do entorno
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
Durante esta aula,os alunos terão oportunidade de ler histórias de quadrinhos por meio de material impresso e internet.. Com o auxílio de um laptop, existem inúmeros sites com interessantes histórias em quadrinhos.
Aula 1 – Lendo história em quadrinhos
Diversas instituições usam a história em quadrinhos para informar, conscientizar e mobilizar um grupo ou comunidade quando o tema por exemplo, sobre um assunto de relevante importância. No exemplo abaixo, retirado do site - campanha do ministério da saúde, através do uso dos quadrinhos, foi citado formas de combater e prevenir a dengue dengue presente no nosso país.
Através do link http://www.gigantte.com.br/index.php/2009/02/afinal-o-que-e-ou-sao-historias-em-quadrinhos/, os alunos poderão ler um pouco sobre a história em quadrinhos.
Atividade -2
Organize os alunos em grupos e com o uso de papel sulfite, divida o grupo em alguns temas, como por exemplo, desmatamento, copa do mundo, consumo racional da água ou outro tema de importante relevância na nossa comunidade (através do laptop os alunos poderão obter dados para a elaboração dos quadrinhos).
Monte um roteiro, utilizando um editor de texto disponível no laptop ou em mesmo em um editor de apresentações.
Para cada tema, formate a forma do quadrinho em no máximo duas folhas sulfite e no máximo seis quadrinhos por folha.
Atividade - 3
Com o material produzido, organize grupos para orientar uma apresentação do que foi produzido.
Recursos Complementares
Link sobre audio citando a importância da criação de quadrinhos e o impacto positivo que ele trás para os alunos na leitura
Avaliação
Durante a realização do trabalho, na produção dos quadrinhos, procure observar dentro do contexto escolhido para a produção, como a história se inicia, desenvolve e termina, observando coerência na história. Discuta o resultados finais, o que foi aprendido e os desafios para realização das tarefas sugeridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário